segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Confira 10 erros nas mídias sociais que podem custar seu emprego


Há diversas gafes no Twitter e no Facebook que você pode cometer. Alguma delas podem, inclusive, custar o seu emprego. Saiba como agir online para evitar problemas com o trabalho

Confira 10 erros nas mídias sociais que podem custar seu emprego:

1. Tuitar sobre uma entrevista de emprego ou oportunidade de trabalho

Nada melhor do que um exemplo para explicar esta dica: um estagiário recém-contratado pela multinacional californiana Cisco tuitou, entre outras coisas, que "iria odiar o emprego". Um empregado da empresa viu o post e respondeu: "Qual gerente te contratou? Estou seguro de que ele adorará saber que você vai odiar o emprego. Nós da Cisco somos versados na internet."
Da mesma forma, não tuíte sobre sua entrevista de emprego. Trata-se de um processo que não deve ser público até que você realmente seja contratado.

2. Mentiras online

Há diversos casos de pessoas que inventam desculpas para faltarem no trabalho e, em seguida, postam fotos em seus Facebooks de festas e outros eventos. Não invente uma doença e poste fotos de bebidas no Facebook, Instagram. Tampouco faça check-ins no Foursquare.
O ideal é que você não minta.

3. Criticar sua condição de trabalho

Absolutamente ninguém precisa saber das condições do seu trabalho nas redes sociais. Se você está insatisfeito, vá à justiça e compre sua briga lá. Se você está descontente com seu trabalho, simplesmente peça demissão. Esse ato já diz muito, não é necessário compartilhar isso pelo mundo afora, uma vez que isso pode voltar contra você de maneira negativa. Em alguns casos, até em forma de processo.

4. Comentários inapropriados

Se você fosse gerente de alguém que postasse comentários racistas em seu Facebook, provavelmente ficaria tentado a despedir essa pessoa. Jamais ofenda ninguém por meio de suas postagens. Evite também assuntos como mortes, desastres, leis. Tudo o que você diz pode voltar contra você e alguém sempre pode se ofender com as ideias e opiniões que você compartilha nas redes.
 
5. Dizer que você está entediado

Além de não dizer, você não pode mostrar que está sem fazer nada no trabalho. Comentários negativos são sempre uma armadilha. Se você está cansado do seu trabalho, o seu chefe provavelmente vai achar que está na hora de trocar de emprego. Ou se você está realmente sem fazer nada em horário de expediente. Não fique no Facebook ou Twitter, mostrando que não tem nada para fazer. Um funcionário sem afazeres pode ser facilmente dispensado em ocasiões frágeis.

6. Criar blogs com temas inapropriados

Outro exemplo cai muito bem para explicar esta dica: em 2004, a assistente pessoal parlamentar Jessica Cutler começou um blog anônimo que detalhava suas experiências sexuais e, inclusive, de quando era paga para ter relações sexuais. Ela foi descoberta, despedida e processada por um dos homens que ela havia mencionado e teve que declarar falência. Mesmo depois do contrato de 300 mil dóloras de uma editora americana de livros.

7. Falar mal dos seus clientes

Outro exemplo devastador: um funcionário do Starbucks foi despedido quando um vídeo do Youtube dele proferindo críticas irônicas aos clientes chegou ao conhecimento do chefe dele. Você não vai ganhar nada falando mal dos seus clientes em público. Se você está insatisfeito, converse com seu gestor.

8.Comprar brigas públicas

Quando um profissionmal de Relações Públicas tuitou uma crítica a um "jornalista rude", o repórter a respondeu de forma mal educada e com xingamentos divididos em diversos tweets. O jornalista teve que pedir desculpa em público e provavelmente teria sido despedido do jornal se não tivesse declinado a renovação de contrato no periódico.

 9. Criticar seu chefe, colegas e empresa

Há pessoas que praticam cyberbulling. Criam contas para criticar e ofender colegas, chefes e até a empresa. Normalmente, essas pessoas estão em posições medianas e destilam comentários maldosos sobre pessoas abaixo delas, como estagiários. A dica é nunca comprar briga com esse tipo de pessoas, afinal, a discussão não levará você a nenhum lugar. Por outro lado, contate seu gerente sobre as ofensas e deixe que seu chefe lide com a situação.

10.Não ser profissional quando trabalha com crianças

Essa dica é principalmente para os professores. Tome cuidado com as fotos que você for postar. Em geral, não mantenha muito contato com elas e tente parecer sempre o mais profissional possível. Se possível, não os tenha em suas redes sociais e mantenha a sua privacidade.

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